História

ERNESTINA, 06 DE AGOSTO DE 1986.

ATA N.° 1

     Aos seis dias do mês de agosto de mil novecentos e oitenta e seis (1986) tendo por local o Salão Paroquial da Comunidade Evangélica de Vila Ernestina, nesse distrito do Município de Passo Fundo, reuniram-se as lideranças do Distrito e população em geral, com a finalidade de eleger a comissão emancipadora dofuturo, Município de "Ernestina". Após vários debates e explanações, procurando sempre analisar as reais condições confrontadas com a Lei Complementar n.° 1 de nove de novembro de um mil novecentos e sessenta e sete, a qual estabelece os requisitos mínimos para criação de novos Municípios, chegou-se à conclusão que a localidade possui todos, os requisitos necessários à criação de novo Município. Em virtude dessa constatação, por aclamação geral de todos os presentes, foi eleita a comissão emancipadora composta pelos seguintes membros:

     Presidente: Jaime Gonçalves da Silva

     Vice-presidente: Odir Gentil Ferst

     1° Secretário: Marico Alfredo Ferst

     2° Secretário: Paulinho Eugênio Goedel

     1° Tesoureiro: João Cláudio Goedel

     2° Tesoureiro: Gelson Ireno Arend

     Conselho Fiscal: Clarecy Neckel

                           Lauro Lindolfo Penz

                           Benno Gnich

     De conformidade com as exigências da Lei Complementar n.° 1, de nove de novembro de um mil novecentos e sessenta e sete, e em obediência aos diplomas legais existentes tanto na área federal como estadual, participaram da reunião 119 (cento e dezenove) pessoas, todas moradoras na área a ser emancipada e com domicílio eleitoram na área referida. 

     Empossada a Comissão Emancipadora acima enunciada, deliberam-se que a mesma, imediatamente iniciará a coleta de assinaturas de pessoas residentes na área, favoráveis à emancipação, logo após requerer as credenciais junto à Assembléia Legislativa do Estado.

     O Presidente da Comissão, eleito e empossado, tomou o uso da palavra agradecendo a confiaça de todos nele e em todos os membros, salientando que a Comissão é a representação, mas a comunidade deve continuar unida e trabalhar em conjunto em busca da Emancipação.

     Nada mais havendo a tratar, eu Marico Alfredo Ferst, já servindo de secretário, lavrei a presente Ata, que vai assinada por todos os presentes.

     Ernestina, 06 de Agosto de 1986.

     Relação dos membros que compõem a Diretoria da Comissão Pró-Emancipação do distrito de Ernestina parte do distrito de Pulador, eleitores de 33.ª Zona Eleitoral:

      Jaime Gonçalves da Silva -Presidente    N.° Título 337675004/50 Seção 12

     Odir Gentil Ferst - Vice-Presidente        N.° Título 337670704/69 Seção 12

     Marico Alfredo Ferst - 1.° Secretário      N.° Título 360501804/00 Seção 12

     Paulinho Eugênio Goedel- 2.° Secretário  N.° Título 337687304/00 Seção 12

     João Cláudio Goedel - 1° Tesoureiro       N.° Título 337677504/00 Seção 12

     Gelson Ireno Goedel - 2.° Tesoureiro      N.° Título 337697004/26 Seção 28

     CONSELHO FISCAL

     Clarecy Neckel             N.° Título 89271504/42 Seção 45

     Lauro Lindolfo Penz       N.° Título 89275104/00 Seção 45

     Benno Gnich                N.° Título 337693504/42 Seção 122

Ernestina, novembro de 1986

Jaime Gonçalves da Silva - Presidente

 

HISTÓRICO DO NOVO MUNICÍPIO

 

     Em 1898 iniciou-se uma colônia com a vinda do senhor Erneste Correia da Fontoura para a região. Presume-se que o nome do Município de Ernestina provenha de seu nome, embora alguns moradores afirmem que o nome de sua mãe era Ernestina.

     O senhor Erneste, administrador da colônia, pôs à disposição uma área para a colocação de aproximadamente 100 famílias. Em 1900 vieram as primeiras famílias que ali se estabeleceram. 

     Ernestina tem a sua constituição étnica formada por:alemães - 70%, portugueses - 15% e italianos, mulatos e polonses, que representam 15%.

     Há alguns anos Ernestina já vinha tentando sua emancipação. No decorrer da luta, alguns problemas surgiram. Entre eles, a divisa com o Município-mãe, mas esse foi negociado e a população, juntamente com a Comissão Emancipacionista e o Prefeito de Passo Fundo, chegou a um acordo.

     Em 20/12/87, Ernestina realizou seu plebiscito, onde o SIM venceu por maioria dos votos.

     Hoje, Ernestina é um dos 88 novos Municípios que compõem este Rio Grande do Sul.

 

PERFIL DA ÁREA EMANCIPADA

 

     O novo Município de Ernestina tem uma população estimada em 5.000 habitantes, dos quais 1.815 são eleitores, distribuídos numa área de 297 km².

     A infra-estrutura do novo Município compreende um hospital, um subposto de saúde, um laboratório de análises clínicas, uma farmácia,um posto policial, um posto do correio, serviço de telefonia DDD, cartório de registro civil, uma agência bancária, uma cooperativa e uma usina hidrelétrica. Com bom potencial turístico, o novo Município possui duas áreas de camping com infra-estrutura própria, atraindo turistas de toda a região.

     Na sede de Ernestina encontram-se diversos estabelecimentos comerciais, destacando-se a NCK - Comercialização de Soja, a Cooperativa Agrícola Ernestina Ltda. Comercial Pozzan-Rigo Ltda. e Comercial Goedel.  Os principais estabelecimentos industriais são a Fábrica de Esquadrias de Elói Lamm e a Cerâmica de Nelson Morais.

     A agricultura e a pecuária são a base da economia da região, onde há pequenos e médios produtores, destacando-se as culturas de trigo, soja e milho e a criação de suínos, bovinos e aves.

     Os produtos agropecuários produzidos na área emancipada encontram bastante facilidade na sua distribuição, devido ao fato de Ernestina estar ligada por vias asfálticas aos principais centros do Estado.

     O novo município é servido pelas empresas de ônibus UNESUL e HÉLIOS, tendo transporte municipal e intermunicipal diariamente, com intervalo de uma hora.

     Desde o ano de 1986 os moradores de Ernestina contamcom ensino de 2.° grau.

     Com a instalação do novo Município, a população preende melhorar as estradas vicinais para escoamento da produção, bem como incrementar a energia elétrica e contar com a assistência técnica da Emater.

 

ATA DE PROCLAMAÇÃO DO RESULTADO DO PLEBISCITO

 

     Aos vinte dias do mês de dezembro (12) de mil novecentos e oitenta e sete, nesta cidade de Passo Fundo, às 17:00, no Cartório Eleitoral de 33.ª Zona, reuniu-se a Junta Apuradora presidida pelo Juiz Eleitoral Dr. Marcel Esquivel Hoppe, presentes os seus membros Drs.Marco Antonio de Mattos e Roque Boneti Jury, bem como o Dr. Ari Costa, Promotor Público em sessão especial nos termos do artigo 41, da Resolução Normativa n.º 01, de 21 de abril de 1987, do TRE.

     Aberta a sessão pelo Juiz Presidente foi dito que passava a proclamar para conhecimento público o resultado da consulta plebiscitária realizada no distrito de Ernestina, pertencente a esta 33.ª Zona Eleitoral de Passo Fundo, tendo sido apurada a seguinte votação:

     Total de eleitores inscritos: 1.815

     Total de votos SIM: 1.192

     Total de votos NÃO: 43

     Total de votos em BRANCO: 06

     Total de votos NULOS: 03

     Total de eleitores que votaram: 1.244

     Após pelo Dr. Juiz Eleitoral foi dito que proclamava vencedora a manifestação popular a favor (ou) contra a criação do município correspondente à área desta consulta plebiscitária.

     A seguir pelo Dr. Juiz foi dito que dava por encerrada a sessão e que, a partir da mesma, fluirá o prazo para interposição do recurso relativo ao resultado do plebiscito ora proclamado, doque para constar, foi lavrada a presente ata que assino.

     Eu, Vitor S. de Aguiar, Secretário da Junta.

PRESIDENTE

MEMBRO             MEMBRO

PROMOTOR PÚBLICO

 

Assinaturas ilegíveis